Main photo Aprire il Business Online

Aprire il Business Online

  • Por Antônio Neto
  • 869 visualizações
Abra o seu negócio on-line

O que você precisa saber para criar um negócio online
Sabemos que a internet é um ambiente extremamente acessível e oportuno para que pessoas possam começar um negócio próprio. Nesse espaço, é possível validar ideias, alcançar públicos e ganhar escala com relativa facilidade em relação a negócios não digitais.

Existem hoje vários tipos de negócio que podem ser 100% digitais. Alguns que se tornaram bastante comuns são os negócios voltados para atividades do marketing digital em geral, como criação de conteúdo, gerenciamento de mídias sociais e desenvolvimento de sites.

Além dessas, atividades tradicionalmente presenciais começaram a se reinventar no meio virtual. Além de consultores e professores, profissionais como advogados, contadores e coaches já estão oferecendo seus serviços de forma virtual. E, dessa forma, conseguem reduzir custos, ampliar ganhos e, em muitos casos, também facilitar o acesso de clientes aos seus serviços.

Se você tem uma ideia que pode virar um bom negócio na internet, possui conhecimento e experiência na área em que pretende atuar e está disposto a investir seu tempo e dedicação nela, continue lendo nosso artigo. Você verá algumas dicas antes de começar seu negócio online, as vantagens de empreender nesse meio e exemplos de negócios virtuais para você se inspirar:

Primeiros passos

Antes de fato iniciar o seu negócio online, você precisa estudar o mercado e encontrar exemplos semelhantes que foram bem-sucedidos. Esse é o primeiro passo para você começar a verificar a viabilidade da sua ideia e melhorá-la com base no que os concorrentes estão fazendo. Conheça melhor o produto ou serviço que oferecem, o público que atendem, os preços praticados, as características do mercado e outros fatores que ajudem a melhorar a sua oferta.

Vantagens

Se você possui uma ideia de negócio, a internet lhe traz grandes vantagens. Uma delas é que o meio online possibilita validar ideias sem que o empreendedor precise de muito dinheiro. Por exemplo, ele consegue testar o seu modelo de negócio e verificar a adesão dos clientes lançando uma versão mais simples de um site e utilizando anúncios do Google ou Facebook para atrair os visitantes.

Perfil do empreendedor

Todo empreendedor que disponha de capital e/ou tempo pode criar um negócio online. Entre as habilidades desejáveis do perfil do empreendedor, destacamos ser paciente e dedicado, pois os resultados podem levar algum tempo para aparecer. Além disso, consideramos fundamental a capacidade de agir rapidamente, saber priorizar atividades importantes e focar na experiência do cliente.

Tipos de negócios online

1 – Venda de produtos

Vender produtos na internet se tornou uma oportunidade não só para os grandes varejistas. Pequenos empreendedores também encontram espaço na internet para vender (ou revender) produtos.

Para atuar nesse tipo de negócio, é preciso encontrar um ou alguns bons fornecedores. Uma dica para diminuir os riscos é encontrar um fornecedor que venda em quantidades reduzidas ou permita devolver itens não vendidos.

Além disso, o seu negócio também deverá contar com uma loja virtual, um meio de pagamento e um serviço de entrega. Alguns exemplos de e-commerce com grande taxa de sucesso são os de eletrônicos, eletrodomésticos, itens de decoração, cosméticos, roupas e calçados.

2 – Serviços de marketing digital e publicidade online

Os serviços voltados para o marketing digital e a publicidade online – como criação de campanhas, otimização em motores de busca, assessoria em anúncios pagos e gerenciamento de mídias sociais – nunca estiveram tão em alta. Além de empresas digitais, os negócios offline também demandam serviços do tipo.

3 – Desenvolvimento de sites

Essa demanda é bastante evidente. Tantos negócios online quanto offline precisam de sites. Mais que isso, precisam de sites de qualidade, otimizados para mecanismos de busca e dispositivos móveis e que sejam capazes de receber um grande número de visitantes. Portanto, se você é um profissional de desenvolvimento web apto a entregar um serviço com esse nível, atenção: esse mercado tem grandes oportunidades para você!

4 – Produção de conteúdo

Hoje, a forma mais eficaz para atrair visitantes para um site é através da publicação de conteúdo, em especial artigos de blog. Com isso, vemos que o marketing digital tornou ainda maior a oportunidade para redatores e produtores de conteúdo em geral. Mais do que atuar como um redator independente, você pode criar uma empresa de produção de conteúdo para diferentes segmentos, reunindo uma base de redatores freelancers especialistas em diversas áreas.

5 – Site de compras coletivas

O segmento de compras coletivas reserva grandes oportunidades para quem quer empreender na internet. O grande diferencial do negócio fica por conta do trabalho de negociação com empresas e prospecção de clientes, já que os ganhos virão de uma taxa “fixa” a ser aplicada em cada venda.

6 – Consultoria

Empresas de todos os segmentos e portes estão em busca de conhecimentos especializados que possam ser aplicados para impulsionar seus negócios. Da mesma forma, pessoas também procuram esse tipo de conhecimento para ajudá-las a alavancar sua carreira.

A partir dessas demandas, profissionais que tenham conhecimento e experiência em áreas específicas de gestão ou carreira podem atuar como consultores e coaches para auxiliar, respectivamente, empresas e pessoas.

7 – Cursos online

Os cursos online são normalmente ofertados através de um site e entregues por meio de uma plataforma de videoconferência. Desse modo, é possível cobrar um valor individual e reunir vários alunos em uma mesma turma. Uma opção para ganhar em escala nesse tipo de negócio é disponibilizar videoaulas gravadas e cobrar pelo acesso a uma área restrita em que o aluno possa assistir a essas aulas quando desejar.

8 – Sites de informação em geral

Você sabia que administrar sites e blogs informativos pode lhe trazer bons ganhos financeiros? Isso porque sites que oferecem informações relevantes a um público tendem a ter muitas visitas – e essa é a oportunidade perfeita para gerar lucros através de anúncios pagos, programas de afiliados (que remunera por cada pessoa indicada que compra um produto) e artigos patrocinados sobre um produto ou empresa.



Gostou das nossas ideias para criar o seu negócio na internet? Como você viu, não há segredo. Tudo é uma questão de estudar as oportunidades e aplicar seu tempo, capital e conhecimento do jeito certo para criar um negócio bem-sucedido e lucrativo.

 


Aprire il Business Online
Antônio Neto

Publicações recomendadas