Main photo Falha no iOS 11 permite acessar fotos do celular mesmo com a tela bloqueada.

Falha no iOS 11 permite acessar fotos do celular mesmo com a tela bloqueada.

  • Por Coxipó Cell
  • 809 visualizações

Se você tem fotos que não gostaria que outras pessoas vissem no seu iPhone, é recomendável bloquear o uso da Siri na sua tela de bloqueio. Uma falha de segurança revelada pelo canal do YouTube iDeviceHelp mostra que é plenamente possível burlar a proteção para ganhar acesso indevido ao rolo de câmera do celular.

A vulnerabilidade acontece em qualquer iPhone, iPad ou iPod Touch rodando o iOS 11, atingindo tanto os usuários na versão 11.0.3 quanto os que estão rodando a versão 11.1 beta. Para isso, a única coisa que o invasor precisa saber sobre a vítima são Apple ID ou o número de telefone.

A vulnerabilidade é bastante simples de ser executada. No vídeo, o autor simplesmente executa apenas seis passos muito simples que, por respeito aos usuários, não vamos detalhar. Basta dizer que o método parece confundir o aplicativo de mensagens da Apple durante uma ligação.

Após a aplicação do método, que só precisa de duas ligações via FaceTime ou por telefone comum, o aplicativo de Mensagens da Apple está totalmente aberto, permitindo acesso ao rolo de câmera, o que também possibilita enviar as fotos do celular de um aparelho para outro por meio do app.

A Apple já foi informada da vulnerabilidade, e é provável que ela seja corrigida dentro de pouco tempo.

Proteja-se

Não é a primeira vez que a Siri é explorada em uma vulnerabilidade na tela de bloqueio, então a melhor coisa a ser feita é desativar o recurso completamente para se proteger. 

Isso pode ser feito de forma simples:

  1. Abra o aplicativo de Ajustes do iOS
  2. Entre na opção “Siri e Busca”
  3. Desative a opção “Permitir quando bloqueado"


Publicações recomendadas