Informações Gerais
- Por Admin
- 1328 visualizações
O Brincar como Eixo Norteador da Prática Educativa
Grupo de estudos voltado a educadores e estudantes com o intuito de aprofundar uma visão de Brincar alicerçada na Cultura da Infância e enquanto direito e necessidade primordial da criança.
O processo pretende apresentar reflexões teóricos que fundamentem o livre brincar como linguagem primária da criança, gerador de desenvolvimento, o qual prescinde de um ambiente adequado que pode transformá-lo em eixo norteador da prática educativa.
O formato dos estudos contemplará vídeos com reflexões e proposições teórica, grupo de discussão online e encontros presenciais.
TEMAS DE REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES TEÓRICAS – Online
* Brincar: entre o real e o simbólico
* Cultura da infância
* Jogo dramático espontâneo e o livre brincar
* Brincar na natureza
PRÁTICAS – Encontros presenciais
* Repertório de Brincadeiras Tradicionais
* O brincar na natureza
* Brincar livre: Materiais não estruturados
* Construção do espaço de brincar em espaços educativos formais
Duração: 11/09 – 02/12
Os encontros presenciais serão 16/09; 21/10; 11/11 e 02/12, sábados, 14h – 18h, no Lá Vou Eu